quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Verbo-atividades

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA - ESTUDO DOS VERBOS - 6º ANO
Verbo é a palavra que exprime um fato representado no tempo e que varia em número, pessoa, tempo e modo.


1. Grife os verbos das orações abaixo.

a) Os alunos leram um livro.
b) Muitas pessoas viajam nas férias.
c) Hoje é dia 7 de fevereiro.
d) Talvez eu participe do campeonato.
e) Gosto muito de meus pais.
f) Seremos bons amigos.
g) Fiz todas as atividades.

2. Assinale a alternativa que possui uma locução verbal.

a) Somente as mulheres participarão da dança.
b) Os jovens tocam violão muito bem.
c) Fiquei alegre com a boa notícia.
d) Ele ficou sabendo da festa.

3. Identifique a conjugação dos verbos nas orações abaixo.

a) Cantamos uma música romântica.
b) Sonhei com você.
c) Somos bons amigos.
d) Não fui à escola ontem.
e) Compusemos uma bela canção.
f) Não partiremos o bolo agora.

4. Identifique o modo dos verbos nas orações abaixo.

a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio.
c) Não arrumamos o quarto.
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
e) Abra essa porta garoto!
f) Toquem a viola e dancem.
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
h) Gritamos muito.
h) Ah! se meu time vencesse...
i) Não jogue lixo nas ruas.
   
5. As orações abaixo estão no tempo presente e modo indicativo. Passe-as para o tempo pretérito perfeito e imperfeito do mesmo modo.

a) Eu estudo muito.
b) Joana treina para o campeonato.
c) Eu leio as obras de Machado de Assis.
d) Os garotos falam ao celular.
e) Eu estou na escola.
f) Jorge Carlos joga futebol.
g) As meninas desfilam bem.
h) Os animais correm o tempo todo.

6. Passe as orações abaixo para o tempo futuro do modo indicativo.

a) Os alunos leram um texto sobre festas juninas.
b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.
c) O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.
d) Maria Rita começou a praticar esportes.
e) Provocaram um desmatamento no local.
f) Poluíram nossos rios.
g) Nossa terra brasileira é um país bonito.
h) Poucos conhecem esse jogo.

7) Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.

a) Preciso passar no vestibular, por isso...........muito. (estudar - futuro do presente do indicativo).
b) ..............boas lembranças da minha infância. (ter - presente do indicativo).
c) Marcela e Bruna..........ao cinema ontem. (ir - pretérito perfeito do indicativo).
d) Nesta vida..........o que plantamos. (colher - presente do indicativo).
e) Pedro..........futebol muito bem se tiver oportunidade. (jogar - futuro do presente do indicativo).
f) Os homens..........viola durante a serenata. (tocar - futuro do presente do  indicativo).
g) O aluno...........um prêmio ao final do semestre. (ganhar - futuro do presente do indicativo).
h) A menina..............alto durante as aulas. (falar - pretérito imperfeito do indicativo).

8. Identifique o número e a pessoa do verbo das orações abaixo.

Modelo: Eu gosto de sorvete. (verbo na 1ª pessoa do singular)

a) Moramos no planeta terra.
b) Juliano corria muito nas competições escolares.
c) Os alunos estudaram muito para a prova.
d) Tu jogaste bem hoje.
e) Vós não sabeis que este produto é tóxico?
f) Fomos bem recebidos na primeira aula deste ano.
g) Marcelino Carioca chutava muito bem as cobranças de faltas.  
   

Quer entrar em contato conosco?

Envie sugestões,opniões,fotos,notícias,perguntas,sugira temas!
Sua satisfação é muito importante pra nós.
Nosso e mail:itnaalves@gmail.com