terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Projeto:"O Rei da Leitura"

Muitas leitores do nosso blog tem nos solicitado que eu publique o projeto  O Rei da Leitura.Prometi que iria fazer isso assim que fosse possível e hoje vamos iniciar.
Em 2011 fui convidada pela Secretária de Edicação Vera Delfino Maia para desenvlover minhas função de professora na rede municipal de ensino na biblioteca da Escola Municipal Santa Filomena.
Eu,uma amante da leitura aceitei com muito prazer.
A primeira atitude foi fazer um diagnóstico das turmas que frequentavam a biblioteca.Após o diagnóstico e baseado nele elaborei o projeto.




Projeto de leitura: O Rei da Leitura

Justificativa

Os alunos da Escola Municipal Santa Filomena,turno vespertino,apresentam dificuldades de leitura nos mais diversos ângulos.
 Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponho  um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura, tenham um maior acesso à diferentes portadores de texto, especialmente, o literário.

Objetivo Geral:
Proporcionar momentos prazeirosos através da leitura e escrita e mostrá-la como forma de aprender e aprimorar a leitura,escrita,como forma de diversão e também como profissão.

Objetivos Específicos:
 *Levar o aluno a comprender a leitura como forma de viajar pelo mundo,aprender a manusear e entender as partes de um livro paradidático.
*Despertar no aluno através da leitura:O prazer,o aprendizado aprimoramento e da própria leitura e escrita...
*Formar o hábito de leitura;
*Escrever um livro onde o autor seja o próprio leitor;
*Criar o hábito de visitar a biblioteca e tomar emprestado livros;
Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir  os diferentes níveis de leitores. Espera-se:


• Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
• Facilitar  o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
• Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que  possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
• Enriquecer o vocabulário.
• Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
• Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
• Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
• Trabalhar a leitura  com diferentes objetivos: busca de informação,  de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
• Contribuir para formação de  leitores  autônomos e competentes.

Duração: março a maio/2011

Estratégias:

• Definição dos direitos e deveres do leitor;
• Leitura em grupo, em biblioteca, de um livro paradidático semanalmente;
• Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
• Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
• Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
• Visita à Biblioteca da escola;
• Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
• Empréstimo de livros da biblioteca;
• Roda de Leituras;
• Propaganda da Leitura (atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas);
• Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
• Formação de alunos leitores;
• Contação de histórias de assombração pela professora e alunos;
• Hora do conto, Hora da Lenda, Momento da Poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);
• Divulgação dos principais momentos do projeto no blog:
wwwitna.blogspot.com 

Recursos:
Obras literárias;
Jornais;
Revistas;

Empreendimento:
Formação de Grupo de Contadores de História;
Produção de resumos e recontos de autoria dos alunos e organizá-los 
 num livro do aluno.
Parceria:
Professoras:Estela Dalva 4º ano,Ceição 5ºano,Vera Lúcia Maia delfino de Oliveira(secretária de Educação Municipal de Umarizal-RN),Rogério Fonseca,Genicleide Soares,Gorete Dias.

Avaliação:
Será realizada a avaliação da leitura  do aluno pela professora da biblioteca, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, o aluno realizará atividades sequenciais de  produção escrita em resumo de cada livro lido que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da competência escritora do aluno.
Desenvolvimento:
Etapas do Projeto:...........................


Culminância:..........................


Continuaremos noutro post!
Um abraço...
                                            
                                                                               Itna Moraes











Quer entrar em contato conosco?

Envie sugestões,opniões,fotos,notícias,perguntas,sugira temas!
Sua satisfação é muito importante pra nós.
Nosso e mail:itnaalves@gmail.com